ENTREGA DE PRÊMIO RUBEM ALVES

Crianças, jovens e adultos ficaram emocionados ao receberem o Prêmio Literário Rubem Alves, na manhã deste domingo, dia 14, no Café do Theatro Pedro II. 

 

 

O prêmio, que faz parte da 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, leva o nome do autor homenageado de 2015. Foram  distribuídos prêmios para 21 trabalhos entre as modalidades conto, crônica, ensaio, poema e desenho.

A idealizadora do Prêmio, Rosa Maria Cosenza, destacou sua importância para a literatura. “Este prêmio nos faz acreditar na esperança de dias melhores para nosso país. A literatura dá asas à imaginação e alimenta sonhos, sendo capaz de modificar a educação brasileira. Além disso, os prêmios da categoria adulta projetam Ribeirão nacionalmente, pois temos inscritos não só da região como também de outros Estados.”

Para o secretário municipal da Educação, Ângelo Invernizzi Lopes, o Prêmio Rubem Alves é um reconhecimento aos trabalhos feitos nas escolas. “As modalidades que premiam crianças e jovens de nossas instituições permitem divulgarmos a riqueza que temos em nossas escolas e que muitas vezes não saem das salas de aulas”, disse.

A representante da Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo, Isabel Cristina Cassandra, reforçou a importância da premiação para o ensino. “Os trabalhos feitos com os alunos não costumam sair das escolas, assim, o Prêmio ajuda a reconhecer essa produção literária. Inclusive, fazemos nosso planejamento já pensando na elaboração de textos que possam ser inscritos e os alunos abraçam essa ideia com muita vontade e animação”, afirmou.

A mineira Ruth Kaiser de Carvalho, tradutora e intérprete, ficou em 1º lugar na modalidade ensaio. “Soube do concurso pelo Facebook e resolvi me inscrever. Mandei trabalhos para conto e ensaio e fiquei surpresa por ter sido selecionada”, conta emocionada.

O professor Elias Araújo, de Américo Brasiliense, ficou em 3º lugar na categoria crônica. E já é um concorrente cativo. “Já participei em outros anos e ganhei duas vezes, em 2009 e 2012. Sempre fico alerta esperando começarem as inscrições. Premiações como esta são fantásticas, pois nos estimulam a continuar escrevendo, a participar de outros eventos similares e é também um incentivo para jovens e futuros escritores”, conclui.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores

Categoria Adulto / Modalidade Conto:

1° LUGAR: Gisela Lopes Peçanha (Título: "A Flauta do Garimpo")

2° LUGAR: Érica Nara Bombardi (Título: "Eco")

3° LUGAR: Claudia Albers Avóglio (Título: "A Cor de Cada Olhar")

 

Categoria Adulto / Modalidade Crônica:

1° LUGAR: Maria das Dores Oliveira (Título: "Vamos compartilhar!")

2° LUGAR: Francisco Antonio Romanelli (Título: "Olhos, Braços e Ouvidos Moucos")

3° LUGAR: Elias Araujo (Título: "A volta ao Brasil em Oitenta Mundos")

 

Categoria Adulto / Modalidade Ensaio:

1° LUGAR: Rute Kaizer de Carvalho (Título: "Viver no Presente: Um Diálogo entre os Pensamentos")

2° LUGAR: Carlos Roberto Cunha Amorim (Título: "Carpe Diem")

3° LUGAR: Maria Conceição Alves de Lima (Título: "Vida que flui")

 

Categoria Adulto / Modalidade Poema:

1° LUGAR: Márcia Etelli Coelho (Título: "Brasileirinhos")

2° LUGAR:  Weslley Moreira de Almeida (Título: "Mu-dança")

3° LUGAR: Mayara Micheloto Beani (Título: "Ir embora")

 

Categoria Estudantil / Modalidade Conto:

1° LUGAR: Izabella Franco (Título: "Uma Viagem à Ilusão")

2° LUGAR:  Letícia Rocco Maciel (Título: "Fronteiras da Imaginação")

3° LUGAR: Ana Beatriz Carrera Cota (Título: "Era uma Vez uma Manchinha")

 

Categoria Estudantil / Modalidade Poema:

1° LUGAR: Maria Eduarda Rocha Farineli Ferreira (Título: "O Encontro")

2° LUGAR: Giovanna Gastaldi Viola (Título: "Um Livro nas Mãos")

3° LUGAR: Letícia Rodrigues Pessica (Título: "Sonhei... Leia!")

 

Categoria Infantil / Modalidade Desenho:

1° LUGAR: William Gonçalves Pereira (Título: "Diga Não, Não Engula Sapos”)

2° LUGAR:  Claudino Figueira Brondino (Título: "Dizer Sim para Coisas Boas, Não para Coisas Ruins")

3° LUGAR: Jessika Cristina Marques Dias (Título: "Saber Quando Dizer Não")

 

O CONCURSO

O Prêmio Literário da Feira do Livro, criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), é uma realização da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Fundação Instituto do Livro, Comitê PROLER de Ribeirão Preto e das instituições privadas Fundação Feira do Livro e Academia Ribeirãopretana de Letras, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União Brasileira de Escritores/RP, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

 

A PREMIAÇÃO

Para a categoria adulto, modalidade ensaio, o prêmio para o 1º lugar foi um leitor digital de livros - Modelo LEV com luz, uma capa protetora e um kit contendo três livros e um dicionário; o 2º lugar levou um tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e kit contendo três livros e um dicionário; o 3º lugar ganhou um tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e kit contendo três livros e um dicionário.

Para as demais categorias, o 1º lugar recebeu um leitor digital de livros - modelo LEV com luz, uma capa protetora e um kit contendo três livros e um dicionário; o  2º lugar ganhou um smartphone e um kit contendo três livros e um dicionário; o 3º lugar recebeu um tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e um kit contendo três livros e um um dicionário. 

Nas categorias estudantis, os professores orientadores dos alunos premiados em 1º lugar receberam um tablet Wind Tt-2725 preto, tela 7’’,Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz.

A 15ª. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto tem patrocínio do BNDES, Bradesco, Banco do Brasil, Gás Brasiliano, Arteris, Petrobras e Savegnago.

  14/06/15 - Fundação Feira do Livro
Foto: Fundação Feira do Livro

 [ imprimir ]             [ fechar ]